sábado, 14 de julho de 2012

Guerra Mais antiga do Mundo


Descobertos vestígios da guerra mais antiga, há 6.000 anos
Um arqueólogo alemão afirma ter encontrado no nordeste da Síria vestígios da «primeira guerra da humanidade», ou pelo menos a mais antiga já descoberta, como bolas de pedra e argila utilizadas provavelmente como munições há cerca de 6.000 anos, noticiou hoje o semanário alemão Die Zeit.
«Temos aqui o exemplo mais antigo de uma guerra ofensiva», declarou o arqueólogo Clemens Reichel, que chefia as escavações na antiga cidade de Hamaukar, perto da fronteira com o Iraque, para a Universidade de Chicago.
Segundo Reichel, a cidade, cujas fortificações chegaram a ter três metros de espessura, foi invadida e reduzida a cinzas há quase 6.000 anos, provavelmente por invasores procedentes do sul da Mesopotâmia.
«Não foi uma pequena briga o que ocorreu aqui», salientou o arqueólogo, que chefia os trabalhos de escavação no local desde 2003. Referiu-se ainda a uma zona de combate real, baseando-se nas cerca de 2.300 bolas de pedra e argila descobertas na parte principal do local. in DD
Nada que me cause surpresa, pois sempre defendi que a História tem mais história do que aquelas que os senhores da História defendem. 6000 anos? Até à próxima descoberta....



Nenhum comentário:

Postar um comentário